terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Quem interessa o fim do ENEM?

A Pergunta que venho mim fazendo nesta ultima semana é esta: a quem interessa o fim do ENEM? O ENEM foi importado dos EUA, com o objetivo de avaliar o ensino médio nas escolas, e se tornou uma importante arma de inclusão de jovens, carentes, nas universidades, sem a necessidade daquele sistema falido e desgastante do vestibular, e sem gastar aquele montante enorme nos cursinhos. O ENEM trouxe muitos pobres, que não conseguiam passar pela maquina destruidora do vestibular, que só privilegia aos que têm dinheiro neste país, pra dentro da faculdade, o aumento foi consideravelmente alto na inclusão de jovens carentes, sejam nas públicas como nas privadas, mas de uns anos pra cá, com essas fraudes acontecendo, estão querendo acabar com a credibilidade do Exame, estão querendo voltar com o sistema do vestibular, esse sistema segregador.

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, vem defendendo, com unhas e dentes, a idoneidade do programa, o ministro, que tomou posse no governo Lula, e que permaneceu para o governo da Dilma, é o ministro que eu mais faço criticas, mas no que tange o exame nacional, ele tem se mostrado um ferrenho defensor deste grande programa de  inserção do jovem pobre na faculdade. Mais a quem interessa o fim deste valoroso programa? aos donos de cursinho? a elite branca, que não aceitam os pobres em seus espaços? as universidades, já que não têm mais o caríssimo valor de uma prova de vestibular? a quem afinal?

Onde estão os movimentos estudantis, os movimentos negros, os que defendem a educação, cadê? estão esperando acabarem com o ENEM é?

Lutem pela continuação deste exame, seu fim só beneficiaria a grande maioria burguesia, que não quer mexer na estrutura social do Brasil.

18 comentários:

Mah disse...

Oi muito obrigado por passar lá no meu... se poder seguir tambem, eu ja estou te seguindo e sempre estarei por aqui pode ter certeza... beijos!

Anônimo disse...

Cara, é realmente complicado, sabe
o enem é uma prova beneficante e muito importante até pela análise que faz do nível de educação no país... mas eu acho que enquanto o enem for essa prova extremamente nacional sempre haverá erros, sabe, gentee, não tem como uma prova ser feita pra uma país tão grande como o brasil, passar por 26 países e não ser vazada, eu acho que o enem deveria ser uma prova, no mínimo, regional, porém, de mesmo nível para todas as regiões.
e quanto ao valor de fazer um vestibular ou fazer um enem pra mim é a mesma coisa, porque da mesma forma que os cursinhos ganham um dinheirão com o vestibular, igualmente vão ganhar com o enem, porque é aos cursinhos que as pessoas recorrem para estudar com direção, enfim, cara, não tem muito o que dizer, nem o que opiniar, é um assunto complexo que merece ser estudado e refletido, para posteriormente, opinado.


\tô aki retribuindo comentário mto obrigada, pessoas como vc são a essência para a existência do meu blog.


http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com
visita o meu blog? me dá esse prazer, vai ;)

Trechosetextos disse...

Seguindo boy, obrigada por me seguir tbm.

Aline Diedrich disse...

O problema do ENEM e de muitas universidades feerais é que as pessoas com condições financeiras de pagar por um curso em uma particular, estão se beneficiando e tirando a vaga de quem realmente precisa.

M.alves disse...

seguindo, segue ai também: www.inforblogba.tk

M.alves disse...

Obrigado pela visita. Abraço!!!

Fernanda disse...

Para falar a verdade, Paulo, não faz tanta diferença ser Enem ou vestibular. Não interessam as avaliações dos fins, interessam é como são os princípios. A educação básica está sucateada e caduca pelo próprio governo. Professores não fazemos milagre. Quando tivermos boas condições e, em consequência, bons alunos, não interessará nem um pouco o nome da avaliação inaugural de faculdade. Todos, afinal, serão capazes, perfeitamente. Beijos e sucesso no blog!

The Earth disse...

Hey, retribuindo comentario.. adorei o seu blog a proposito.. meu minha õpnião é a seguinte, agora mesmo quem nao tem dinheiro não consegue participar das"fraudes" e por ser uma prova mt cansativa nao dificil acabam tendo uma nota menor de quem estuda em escola particular. Eu acho que nao deveria ser misturado quem estuda em particular e em estadual, pois a diferença de qualidade é enorme!

M.alves disse...

seguindo segue ai também: www.inforblogba.tk

Anônimo disse...

Olá, olha seu blog retrata muito bem a realidade que nos cerca e além de abordar esses fatores nos faz questiona-los, o que é mais importante. Parabéns, é de pessoas assim que a gente precisa.

Janaina Raquel

robinho1982 disse...

obrigado pela visita em meu blog, nossa eu sou desse geração da década de 90 que ganhou td, rsrs, eu jogava bola e gritava no zetti no gol rsrs.
gostei bastante do seu blog, gostei do vídeo da Salete Lemos, ela esta agora na cnt.
quanto ao ENEM, na minha opiniao, precisa de ajustes, mas oq esperar de um país onde td está invertido, o rico paga escola para seu filho, que no futuro está bem preparado e consegue entrar em faculdade federal, e os pobres recebem ensino fraco, e tem que pagar faculdade particular pois nao teve oq precisava ainda no ensino fundamental e médio.
abraço e estou seguindo seu blog, muito bom!!!

Flávio P. Reis disse...

O ENEM foi criado para ser apenas um avaliador da qualidade do ensino médio. Ponto.
Virou uma válvula de escape pro governo, uma luz no fim do túnel pros alunos das escolas públicas e um caça-talento pras universidades particulares.
Não havia como isso dar certo.
Virou mais um paliativo, como o sistema de cotas.

Diogo disse...

Ótimo blog, seguindo. Segue tbm?

Diogopensamentos.blogspot.com

Camila Carvalho disse...

Belo blog, adorei. Voltarei sempre :D
Faz um favorzinho pra mim?! Vota em Garota Ambulante na enquete que ta rolando no tendencias-teens.blogspot.com, por favor? =) Obrigada.

garotambulante.blogspot.com

Mia disse...

Apesar de todas as falhas do Exame nos últimos anos sou contra o fim do ENEM. Ao invés de buscar o fim de um projeto que sem dúvida beneficia muitos estudantes o governo e a sociedade (que só sabe criticar e nunca ajudar)deveriam buscar meios de corrigir as falhas.
Parabéns pelo blog.

http://mundofabulosodamia.blogspot.com/

Anônimo disse...

RESPEITO A OPINIAO DE TODOS MAS NAO CONCORDO COM A CONTINUIDADE DO FAMIGERADO ENEM E ANTES QUE POSSAM ME CRITICAR JA DIGO QUE TAMBEM SOU DE ORIGEM HUMILDE ENO ENTANTO SOU A FAVOR DO TERMINO DO ENEM POIS É UMA ILUSÃO ACHAR QUE AS PESSOAS DE ESCOLAS PUBLICAS E QUE NAO TEM ACESSO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE VAO ATINGIR 800, 850, PONTOS POR EXEMPLO QUE É O MINIMO ACEITAVEL PARA SE PASSAR NOS CURSOS MAIS CONCORRIDOS, POR EXEMPLO,LOGO COM ENEM OU SEM ENEM SEMPRE QUEM VAI PASSAR É O MAIS PREPARADO , É AQUELE QUE TEVE ACESSO A UMA BOA ESCOLA, NO CASO AS PARTICULARES NO BRASIL.

Anônimo disse...

A quem interessa o Enem?
Você já reparou que todo ano aparecem questões iguais em cursinhos?
Que o exame é mal elaborado e feito sem transparência nenhuma?
Você sabe, por acaso da política que é feita de incentivo pra uma universidade adotar o ENEM(OFERECENDO VERBA!!)?
Esse lixo chamado enem só serve pra alienar as pessoas e fazer você acreditar que o governo federal está em combate com as "elites brancas". O governo brasileiro comete um crime ao fazer um concurso publico sem transparencia nenhuma, todos os anos procuradores de justiça dos mais diversos estados entram com pedido de cancelamento
Se eles se importassem mesmo com os pobres, seria muito fácil de resolver o problema, era só mudar os critérios de entrar na universidade.
Mas não, o enem é uma forma fraudulenta de continuar selecionando quais jovens(que não precisam que o Estado pague a faculdade deles) terão a faculdade paga pelo estado.

Professor Jorge Luis disse...

OLHE, O ENEM É UM SISTEMA SUPER ULTRA FALHO. A VOLTA DO VESTIBULAR NÃO QUER DIZER QUE SERIA SÓ PARA A BURGUESIA, NÃO ADIANTA A PESSOA ENTRAR NUMA FACULDADE SEM SABER MATÉRIAS BÁSICAS. ENTRAM ALUNOS PARA FAZER ENGENHARIA QUE NEM SABEM A FÓRMULA DE BHASKARA. ENTRAM ALUNOS PARA O CURSO DE FARMÁCIA, SEM SABER NADA DE QUÍMICA.... RESULTADO: LOGO APÓS UM PERÍODO NA FACULDADE DESANIMAM E SAEM DA FACULDADE. É NECESSÁRIO SIM, MANTER AS COTAS, MAS QUE ISTO NÃO SEJA ALGO A LONGO PRAZO, MAS SIM A CURTO PRAZO. É EVIDENTE QUE AS ESCOLAS PÚBLICAS PRECISAM TER UMA MUDANÇA RADICAL, MELHORIAS EM VÁRIOS SETORES. PRECISAMOS TER UMA EDUCAÇÃO DE PONTA E ISTO ACONTECERÁ NA BASE. MELHORANDO A EDUCAÇÃO BÁSICA, TEREMOS TODOS EM IGUAL CONCORRÊNCIA, E AÍ NÃO PRECISAREMOS DAS COTAS DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. OBS.: SOU UM EX-ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA, POSSUO DOIS DIPLOMAS DE ENSINO MÉDIO, O CIENTÍFICO E O TÉCNICO EM CONTABILIDADE, E MAIS ENTREI ATRAVÉS DO VESTIBULAR CONVENCIONAL EM 2002 NA UFJF.