segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Preto e Branco

Passei o final de semana todo pensando na novela que acabou na ultima sexta feira (19), "Insensato coração" da rede globo, não que eu seja um assíduo telespectador de novela, pois, não sou como alguns já sabem, gosto de personagens e não de novelas, se bem que as vezes, no alto de minha ignorância mim deixo assistir, mas o que mim chamou a atenção foi a "mistura racial" que nela ocorreu, todos os pretos da novela, poucos por sinal, terminaram sua participação com um (a) branco (a). Fiquei mim perguntando o por quê disto? será que o autor quis mostrar que no Brasil não tem racismo, ou que vivemos uma perfeita "mistura racial" neste país medíocre? ou os pretos precisam dos brancos para se fortalecerem numa estrutura social? seli la, só sei que cada vez mais somos colocados de lado, e os que mais assistem estas novelas são os negros de baixa renda que ainda se deixam influenciar.
Vale ainda atentar para outro aspecto, esse em especifico se refere a atriz Camila Pitanga, ela esta bem branca nesta novela, as mulheres negras em geral quando fazem um papel de destaque nas novelas elas se embranquecem, eu já tinha inscrito sobre este assunto aqui mesmo no blog sobre a atriz Tais Araújo, vale a pena rever.

Um Abraço.

10 comentários:

It'sM disse...

Nossa, adorei seu blog!

... disse...

Pra começar, teu perfil já é bem interessante... "Negro, Ateu, Politicamente incorreto. A vida pode até ser uma poesia de amor, mas para mim vai ser sempre um canteiro de obras"
Estou tentando afirmar o que sou,invejo essa capacidade.
Gostei do blog, parabés!

Anônimo disse...

Não concordo com você.
Preconceito racial ainda existe sim, mas acho demais,ficar pensando que um negro casou com uma branca pq quiseram mostrar algo.
Muitas vezes o preconceito está na cabeça do próprio negro que pensa que tudo é uma forma de "perseguição".

http://ummundoquaseparticular.blogspot.com

Paulo Sergio Paz disse...

Para: Mila Napolitano
o preconceito nao ta na cabeca do negro e sim do nao negro, que ainda ver os negros como vassalo, peça de manobra, numero de estatisticas.

paradigmas universal disse...

Todo texto é uma forma de tentar intender algo.

Anônimo disse...

não concordo e pronto. gostei de voce ter respondido, mas ainda continuo com a mesma opinião, sim existe preconceito, lógico,mas nesse exemplo que você deu da novela para mim, nao tem nada haver, para mim esse exemplo foi um tanto quanto exagerado, o preconceito existe sim, mas em alguns fatos ele é fantasiado pelo negro.

Paulo Sergio Paz disse...

"Embora não concorde em nada do que digas, mesmo assim respeitarei o direito de dize-las".
Respeito seu direito de discorda e concordo, so todos pensasemos iguais e vissemos a mesma coisa da mesma otica que merda seriamos.
um abraço

MatheuzJoker disse...

Retribuindo **

http://theladymurphyblog.blogspot.com

Anônimo disse...

verdade, e acho legal a discussão, muita gente não discute, pelo simples fato de não ter a mente aberta para ouvir a opinião outro, mas acho isso de plena ignorância.


Parabéns pelo blog.


http://ummundoquaseparticular.blogspot.com


Gabriel Cruz disse...

legal,mas precisa melhorar o desgner!